top of page
  • Foto do escritorDra. Tânia Valladares

Testosterona também é hormônio de mulher!

Um erro comum, mas compreensível, é dizer que testosterona é hormônio de homem, enquanto que estrogênios e progesterona, de mulher.

Esta categorização, no entanto, é muito simplista, e nem de longe condiz com a verdade. Apesar de mulheres e homens terem perfis hormonais bem distintos, tanto homens quanto mulheres produzem estrogênio, progesterona, testosterona, DHEA, dentre outros. O que muda é a proporção entre eles.

Testosterona… Nós mulheres também temos!

Os homens produzem muito mais o hormônio do que as mulheres – fato. Mas não é verdade que seja um hormônio exclusivo do sexo masculino.


Tanto os ovários (as gônadas femininas) quanto as suprarrenais (glândulas localizadas acima dos rins, responsáveis pela produção de vários hormônios) produzem testosterona.


E no corpo da mulher, ela tem importância impar na manutenção da massa muscular, na sexualidade e até num comportamento mais assertivo e confiante.



Testosterona ajuda na melhora da libido, comprometida na menopausa


Quando a testosterona falta…

  • Quando a mulher entra na menopausa, não só os estrogênios e a progesterona caem, mas também há a diminuição da testosterona.

  • Essa queda hormonal tem consequências desagradáveis: Diminuição do desejo sexual e do prazer do sexo,

  • Diminuição da massa muscular e do metabolismo,

  • Maior propensão a acumular gordura,

  • Diminuição da capacidade física,

  • E até mesmo depressão.


Por isso, havendo indicação, um tratamento com testosterona pode, sim, ser feito e trará benefícios para a saúde de quem apresenta esta deficiência.


O tratamento, no entanto, tem que respeitar o corpo feminino. Doses excessivas podem provocar excesso de pelos, engrossamento da voz e hipertrofia de clitóris, além de sobrecarregar o fígado. Vai arriscar?

Boa semana e juízo!

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page